INSTITUTO GUSTAVO ROSA

Pintando um mundo melhor

Perpetuação da obra através de atividades sócio culturais

 

01 Projetos sociaisO Instituto Gustavo Rosa é um sonho almejado pelo Gustavo ainda em vida. Agora, em 2015, está sendo materializado como parte fundamental do Projeto Gustavo Rosa.

Seus objetivos são os de resgatar, preservar e divulgar a obra do artista, promovendo dessa forma a cultura, a defesa e a conservação do patrimônio histórico e artístico brasileiro.

Também pretende promover a educação através da arte, desenvolvendo suas atividades em cima do conceito ‘Pintando um Mundo Melhor’, trabalhando a arte como fonte de inspiração para crianças e adolescentes com menor acesso aos bens culturais materiais e imateriais.

02 Projetos sociaisComo metodologia, tem a ambição de poder agregar toda a inteligência possível advinda de áreas profissionais diversificadas e criar grupos multidisciplinares de estudos, capazes de propor às esferas públicas e privadas ações e programas que se tornem caminhos educativos – e de reeducação – e possam construir pontes para termos, no futuro, homens e mulheres que exerçam sua cidadania na plenitude. São previstas parcerias com Institutos, Fundações, Universidades e Centros de Pesquisa que comunguem dos mesmos princípios éticos que norteiam nossa jornada e com objetivos comuns nas ações artísticas, educativas e inclusivas.

Gustavo tinha uma enorme afinidade e identificação com as crianças e sempre disponibilizou-se a atendê-las em grupos, em seu atelier, contando como criava e explicando-lhes o significado de seus lúdicos personagens. Também participava com suas criações e sua presença em projetos sociais em parceria com ONG’s, hospitais e locais diversos onde crianças e adolescentes se faziam presentes.

A alma do Gustavo era uma alma de menino e, como tal, tinha o olhar para a criação e a liberdade de expressão. Ficava fascinado com os questionamentos e conclusões das crianças sobre seus trabalhos.

Ele tinha a consciência de que elas eram as potenciais materializadoras de um mundo melhor, com alegria, beleza e arte. Sua vontade de estar próximo a elas o fazia criar peças simples que pudessem chegar às suas mãos para que tivessem sempre a arte ao seu redor.

Dentro do escopo do Instituto, pretende-se levar às mais diversas regiões e realidades brasileiras, exposições itinerantes que possam contribuir no crescimento da consciência artística e cidadã dos habitantes desse país tão diverso e carente, deixando a cada um dos observadores da obra uma marca colorida, alegre e vibrante de, quiçá, um mundo melhor.

 


icone face  icone instagram

  amontano logotipo